#SOSAMAZONAS – Saiba como você pode ajudar!

#SOSAMAZONAS – Saiba como você pode ajudar!

A situação de calamidade nos sistemas de saúde (privado e público) do Amazonas ainda não está sob controle e todo auxílio para minimizar os impactos continua sendo bem-vindo.

Confira o que você pode fazer para ajudar ativamente na luta contra a Covid-19 no Amazonas.

  • Fique em casa

Os profissionais de saúde estão sobrecarregados e, diante desse cenário, diminuir as possibilidades de circulação do vírus é essencial. Por isso, evite ao máximo sair de casa.

Respeite os decretos governamentais neste período e dê preferência aos serviços de delivery para fazer supermercado e comprar medicamentos.

  • Precisa sair? Atenção!

Precisa fazer algo essencial que não pode ser remoto ou em outro momento? Atente-se aos decretos vigentes e horários estabelecidos.

Máscaras de proteção e álcool em gel são itens indispensáveis e todo cuidado é pouco na situação atual. Por isso, outras medidas como face shields e luvas não são exagero, ok?

  • Verifique as informações que você compartilha nas redes sociais

A desinformação também é prejudicial aos esforços de todos na luta contra a covid-19. Cuidado para não ser um(a) transmissor(a) de boatos e notícias falsas.

Antes de passar adiante, vá além dos títulos, cheque as fontes no google (outros veículos deram a mesma informação?), olhe as datas e desconfie de áudios e textos com posicionamentos radicais.

  • Saiba onde procurar atendimento, em caso de sintomas

Uma nova cepa do coronavírus está circulando no Estado, portanto, não espere os sintomas se agravarem parar buscar ajuda especializada.

Existem unidades de atendimento exclusivo a casos suspeitos de covid-19 e síndromes gripais na Atenção Básica.

Você também pode entrar em contato com o TeleSus, pelo app ‘Coronavírus SUS’, chat online, número 136 ou pelo Whatsapp (61) 9938-0031.

  • Pessoas que receberam a 1ª dose da vacina devem continuar os cuidados

As etiquetas de prevenção (máscaras, distanciamento social, etc.) devem continuar para os grupos prioritários que já receberam a primeira dose.

Segundo os especialistas, somente após a segunda dose da vacina é que o sistema imunológico estará totalmente preparado para combater o vírus.

  • Apoie campanhas solidárias

A sensação de urgência e desespero do início da crise de oxigênio em Manaus pode ter passado para alguns, mas o sistema de saúde da capital continua sobrecarregado.

Toda ajuda é bem-vinda, por isso, busque apoiar financeiramente ou divulgando, grupos voluntários confiáveis e que já estão organizados para atender as demandas de quem está precisando de EPIs, cilindros de oxigênio, insumos e cestas básicas.

Saiba para onde doar:

Leave a comment