O que é um Pitch?

O que é um Pitch?

Por Bárbara Nicolau, para o Manaus Tech Hub 

De forma objetiva, você precisa saber que pitch é uma apresentação curta e concisa, geralmente de uma ideia de negócio, com o objetivo de gerar interesse em quem escuta (cliente ou investidor). Essas apresentações podem variar de 1 até 10 minutos, sendo mais comum a modalidade de 4 minutos – utilizada em eventos de startups pelo mundo todo. 

Após vários anos apresentando e mentorando pitch, digo que ele é muito mais que isso. Em uma apresentação como essa, não importa se o seu negócio surgiu nas últimas 24h ou há mais de 4 anos, você terá os mesmos poucos minutos para resumir todas as informações mais relevantes do seu negócio e vender um propósito não só seu, mas também de um time cheio de expectativas. Um pitch se trata de preparar um bom storytelling e escolher as informações certas para conseguir gerar empatia em pessoas que não conhecem você e tampouco o seu negócio. 

Pitch é uma arte da comunicação que se adquire com muita prática e observação. Normalmente ele vem acompanhado de uma receita de bolo, com tópicos para garantir que o empreendedor seja objetivo e seu negócio facilmente compreendido. Porém, depois que se aprende a receita, chega o momento de criar e inovar para se destacar dos concorrentes. 

E esse é só o começo! Posso garantir que mesmo sendo uma palavrinha tão pequena, as maiores conquistas da minha empresa e da minha vida profissional vieram após um pitch de sucesso.

Para finalizar, recomendo a leitura de um texto que fiz para o Portal Medium Brasil: “Meus 3 segredos sobre pitch“: https://medium.com/@barbnicolau/meus-3-segredos-sobre-pitch-a1710f638880.

Até a próxima!

Leave a comment