NASA Space Apps Challenge, hackathon internacional promovido anualmente pela Agência Nacional Espacial (NASA), acontecerá nos dias 18 e 20 de outubro em mais de 200 cidades simultaneamente ao redor do mundo.

A primeira edição do evento aconteceu em 2012, e na edição de 2018 contou com 18 mil participantes em mais de 200 cidades espalhadas por 75 países. Em 2019, além de Manaus, outras cidades brasileiras participam também, como Foz do Iguaçu (PR), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Campina Grande (PB) e Curitiba (PR). A edição manauara, acontece nos dias 19 e 20 de outubro, de 8h30 às 17h, no Manaus Tech Hub, que fica na Av. Autaz Mirim, 2211 – Armando Mendes, zona Leste.

Hackathon é o termo usado para designar um evento que reúne pessoas empreendedoras, apaixonadas por tecnologia e sustentabilidade para uma maratona de programação, prototipagem e colaboração. Nessa maratona os participantes formam equipes para trabalhar de maneira intensiva na criação de soluções dentro do tema escolhido, a fim de resolver problemas reais em apenas 48 horas.

Para este evento, a NASA abre sua base de dados colhidos em suas mais diversas missões e pesquisas, com os dados sendo usados pelas equipes à vontade e duas equipes vencedoras de cada local serão indicadas para o julgamento global.

O cenário de tecnologia, inovação e empreendedorismo tem crescido muito nos últimos anos, e as buscas por soluções de problemas, desenvolvimento e aprimoramento de modelos de negócios escalável, diante de incertezas tem motivado o surgimento de novas empresas de base tecnológica.

Leave a comment