Maratona HackaDisplay gera ideias inovadoras para SmartTVs; Saiba como foi o hackathon

Maratona HackaDisplay gera ideias inovadoras para SmartTVs; Saiba como foi o hackathon

A maratona de programação HackaDisplay, promovida pelo Manaus Tech Hub, espaço de inovação aberta do Sidia, encerrou neste sábado, 29/5, às 18h, no Casarão da Inovação Cassina, localizado no centro histórico de Manaus. O evento, que tinha o objetivo de gerar soluções inovadoras para o mercado de SmartTVs, contou com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi).

O evento teve início na sexta-feira, 28/5, às 17h, com a abertura feita pelo prefeito de Manaus, David Almeida, que destacou a importância de eventos como este para o crescimento e fortalecimento da cidade.

“Junto com o Sidia, nós podemos desenvolver soluções tecnológicas para melhoria da nossa cidade, e a Prefeitura de Manaus precisa desta expertise e capacitação para que possamos apresentar alternativas práticas para o dia a dia”, ressaltou o prefeito.

“Este foi o primeiro evento de Hackathon realizado no Casarão Cassina, cujo ambiente foi criado para este propósito. Em breve, a prefeitura lançará novos projetos como este”, disse o secretário da Semtepi, Radyr Júnior.

A maratona

Após o credenciamento e abertura, os participantes foram divididos em oito equipes para idealizar e prototipar as soluções tecnológicas para televisão e aplicações. Para direcioná-los, o evento contou com a palestra do professor doutorando em Engenharia Industrial e de Sistemas na Universidade do Minho e diretor acadêmico das Faculdades IDAAM, Vicente Tino, com o intuito de gerar insights aos competidores.

Assista a transmissão ao vivo e em 360º da palestra (quem tiver um óculos VR pode ativar a opção e sentir como se estivesse no espaço).

Já no sábado (29), os participante puderam assistir a palestra sobre pitch com Glaucia Campos, analista de inovação da Softex e especialista em administração e políticas públicas, empreendedorismo, inovação e criação de startups. A apresentação serviu de guia norteador para que as equipes estruturassem as suas apresentações ao jurados.

Eles puderam, ainda, assistir ao pitch da startup Trocados, que é uma plataforma de conexão financeira entre varejistas e clientes, facilitando as transações financeiras através de formas de pagamentos, carteira digital, campanhas segmentadas e controle financeiro.

Acompanhadas por dez mentores especialistas, as equipes tiveram o prazo de 24 horas para desenvolver os projetos voltados para as áreas de Usabilidade, Saúde, Conectividade, Educação e T-Commerce, para então apresentá-los aos avaliadores convidados pela comissão organizadora, composta pelo secretário da Semtepi, Radyr Júnior; pela fundadora do Instituto Tchibum, Mariana Leite, e pelo gerente técnico de Visual Display do Sidia, Eric Silva.

Solução vencedora

A equipe vencedora foi a Inova Tech, que desenvolveu um aplicativo de telemedicina, voltado a portadores de deficiência visual, com o objetivo de desburocratizar e facilitar acesso a serviços de saúde. Cada integrante recebeu como prêmio um smartphone Samsung Galaxy AS10. O segundo lugar ficou com a equipe Baré Tech, que desenvolveu um projeto para compras de supermercado através da TV digital.

“Nossa equipe gostaria de agradecer à Semtepi, à Prefeitura de Manaus, ao Sidia e ao Manaus Tech Hub, por nos proporcionar uma competição como esta, que tem o objetivo de fomentar nossa criatividade e empreendedorismo. Ganhar o primeiro lugar foi o resultado de muito trabalho. É muito importante a valorização da inovação, estamos aqui para pensar além e levar nossa cidade muito mais adiante. Compartilhando ideias, você pode criar soluções tecnológicas para impactar o mundo”, declarou a integrante da equipe vencedora Inova Tech, Ester Pessoa, acompanhada dos outros membros da equipe, Lucas Franklin e Carlos Marinho.

Texto com informações da Prefeitura de Manaus.

Leave a comment