Manaus, um polo de inovação e de oportunidades

Manaus, um polo de inovação e de oportunidades

Artigo do Manaus Tech Hub, publicado originalmente na Startupi (Clique aqui).

O surgimento da pandemia da Covid-19 impôs desafios para os quais ninguém estava preparado e a inovação tem sido fundamental para garantir o funcionamento de diversos setores. Ela possibilitou a continuação dos processos de aprendizado por meio de plataformas de ensino virtual; desenvolveu sistemas seguros para empresas migrarem para o home-office; permitiu aos comércios a realização da entrega de produtos por aplicativos de delivery; produziu respiradores mecânicos e aplicativos que permitem monitorar pontos de aglomeração e/ou monitorar os sintomas do coronavírus, entre tantas outras aplicações.

Além de ser fundamental no enfrentamento da crise provocada pelo coronavírus, a inovação terá papel importante para garantir a sustentabilidade dos negócios no período pós-pandemia. De acordo com pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) publicada no ano passado, o crescimento ou sobrevivência de 83% das indústrias dependerá da inovação e, para 31% dos empresários, a demanda por inovação será alta ou muito alta nos próximos anos.

Para atender a essa crescente demanda e acelerar o acesso ao conhecimento e soluções geradas por empresas de tecnologia e startups, o Brasil possui diversos polos de inovação. O cenário manauara é muito promissor, pois Manaus abriga um polo estruturado no norte do País e desenvolve soluções para os mercados regional, nacional e global.

A proximidade com as indústrias sediadas na Zona Franca de Manaus permite identificar de forma mais precisa e ágil os desafios de cada uma delas e oferecer soluções que podem ser replicadas por outras empresas em qualquer lugar do mundo. Além disso, por estar localizada no meio da Amazônia, o ecossistema de inovação de Manaus pode explorar as possibilidades da bioeconomia e contribuir para a transição para uma economia mais sustentável.

Esse cenário tem gerado uma grande demanda por empreendedores e pessoas qualificadas nas diversas áreas da tecnologia, e muitas empresas não têm conseguido preencher as vagas com profissionais da região. Isso gera oportunidades para especialistas de outras partes do Brasil que estejam em busca de recolocação no mercado de trabalho e sejam apaixonados por inovação.

Manaus, em geral, não é um destino tradicional de especialistas da tecnologia, porém a cidade oferece excelente estrutura para o desenvolvimento de projetos e pesquisas, e a inovação produzida na capital do Amazonas beneficia diferentes regiões do globo. Para aqueles que decidirem explorar o campo profissional manauara, a cidade também oferece qualidade de vida com estrutura e serviços de uma metrópole, aliado com a proximidade das belezas naturais amazônicas.

Ao longo dos anos, a inovação tem sido essencial na solução de muitos desafios econômicos e Manaus está de braços abertos para profissionais que queiram empregar seus conhecimentos para contribuir para a melhoria das indústrias e população brasileira.


* Daniel Goettenauer é especialista em Inovação no Manaus Tech Hub, espaço de inovação aberta do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, com experiência no ecossistema de inovação brasileiro em aceleradora de startups, coworking, eventos e comunidades.

Leave a comment