Em meio à pandemia de Covid-19, diversas instituições globais unem esforços para solucionar impactos causados pelo novo coronavírus. A Nasa, a ESA (Agência Espacial Europeia), o Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES) e a JAXA (Agência de Exploração Aeroespacial do Japão) estão com inscrições abertas para codificadores, empreendedores, cientistas, designers, contadores de histórias, fabricantes, construtores, artistas e tecnólogos locais participarem do “Space Apps Challenge”, nos dias 30 e 31 de maio. O encontro global vai acontecer por meio da plataforma covid19.spaceappschallenge.org.

No Amazonas, a iniciativa é coordenada pelo Manaus Tech Hub, um hub de inovação aberta criado e mantido pelo Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia para promover ações e o desenvolvimento de projetos conectando Startups, Empresas e o Governo Amazônia. O Hub, que já participou de edições anteriores do evento, vai funcionar como um ponto de conexão entre os participantes e o hackathon online.

Para a gestora do Manaus Tech Hub, Jacqueline Freitas, o Amazonas tem muito potencial para propor ideias inovadoras à Nasa.

“Em nosso Estado, percebemos na prática os impactos causados pela pandemia de Covid-19 à população e à economia em geral. Nesse sentido, temos convicção de que o ecossistema tecnológico da região pode contribuir positivamente para o evento, com soluções inovadoras para os desafios propostos”, afirma Jacqueline. “A ideia é incentivar as mentes criativas que temos em nossa região a construírem, junto com os agentes globais, soluções práticas, eficientes e de implantação eficaz em todo o mundo”.

Durante o evento, participantes de diversos países vão criar equipes virtuais que, durante o período de 48 horas, devem usar dados de observação da Terra disponibilizados pela Nasa, JAXA e ESA para propor as soluções.

Como participar – Para participar do evento é necessário realizar um cadastro no site https://covid19.spaceappschallenge.org/, informando a região na qual deseja participar. As inscrições seguem até o fim do evento, mas os organizadores recomendam o preenchimento do cadastro até uma semana antes do hackathon.

Após realizar a inscrição, é necessário entrar em contato com os Líderes Locais – Space Apps para conectar os participantes aos possíveis colegas de equipe. As equipes típicas de aplicativos espaciais têm entre dois e seis participantes (o limite é de seis membros por equipe). Para mais informações basta entrar em contato através do e-mail contato@manaustechhub.com

O hackathon começa no sábado, 30 de maio, às 9h, horário local.

Foto e texto: Karla Mendes

Leave a comment